Fotografia do Dia


Exposição Vivaci.

  Guarda, 20 de Maio de 2010

O Centro Comercial Vivaci da Guarda juntou-se à iniciativa do I Concurso de Canteiros e Floreiras e promoveu uma exposição de flores, que decorre de dia 15 a 23 de Maio.    Com o intuito de sensibilizar para a importância da preservação da biodiversidade, estão expostas várias espécies vegetais, das mais decorativas, às plantas medicinais e aromáticas. Visite o centro nestes dias e fique a conhecer melhor aquilo que a natureza nos oferece de mais belo.
Decoração, plantas e ornamentos apenas foram possíveis com a colaboração da Beira Planta (Pêra do Moço-Guarda), onde pode encontrar as melhores soluções da arte floral. 
Canteiros e Floreiras. 
 
  Açores, 18 de Maio de 2010
A primeira edição do Concurso de Canteiros e Floreiras, a realizar em Açores, nos dias 21,22 e 23 de Maio está aberto à participação de toda a população, a título individual, organizações ou escolas. Encontra-se dividido em duas modalidades:
I – Canteiros
II – Floreiras
  Não há limite de número de inscrições nem de modalidade por participante, isto é, qualquer pessoa se poderá inscrever em ambas as modalidades com o número de canteiros e/ou floreiras que escolher. A única condição: utilizar pelo menos uma espécie autóctone da região (consultar lista de espécies, disponível para download). O Concurso terá início as 14:15 horas do dia 21 e os vencedores serão anunciados às 15 horas de domingo, dia 23. Os canteiros e floreiras estarão expostos durante todo o fim-de-semana.
Mais informações no Regulamento do Concurso (disponível para download).
Açores, a História.    
 
  Açores, 17 de Maio de 2010
A freguesia de Açores encontra-se na Região da Beira Interior, distrito da Guarda, no concelho de Celorico da Beira.
Açores, uma das freguesias mais antigas da região, data da época dos visigodos. Esta aldeia, situada num vale a cerca de dez quilómetros de Celorico gozou noutros tempos do título de vila sendo justamente celebrizada pelo seu antiquíssimo santuário, ao qual andam associadas as mais famosas lendas (Oliveira, 1997).
O nome Açores deriva do nome da ave que figurou num dos milagres ali acontecidos, pela qual a Virgem se dignou a interceder a favor do pajem condenado. (Oliveira, 1997)  Afirma-se ainda, como o escritor Fernando Magno, na obra Conquista de Coimbra, que o arquipélago dos Açores deu o nome a muitas terras portuguesas, entre as quais esta. Esta afirmação prova-se errada, uma vez que a descoberta daquele domínio insular data de 1431, quando a povoação em referência já era assim conhecida há muitos anos (Oliveira, 1997).
Consta-se que Açores tenha sido uma antiga e importante fortificação, desenvolvida, edificada e expandida em volta do seu castro denominado de Castro de Açores. Pode assim afirmar-se que em tempos constituiu um importante santuário dos Visigodos (in http://www.cm-celoricodabeira.pt/), que durante os séculos VI e VII d.C. dominaram grande parte da Península Ibérica. De referir ainda uma sepultura que se encontra na Igreja, pertencente a uma princesa visigoda – Suintiliuba -, datada de 666 d.C..
O seu conteúdo histórico-social, o desenvolvimento a partir de um espaço amplo e verdejante (o Largo de Açores), palco também das festas e eventos que preenchem o calendário local, como as festas de Nossa Senhora do Açor e o mercado mensal, transformam os Açores num local místico, que no faz recuar no tempo constantemente.
_ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _
Oliveira, Manuel Ramos (1997). Celorico da Beira e seu Concelho – Através da História e da Tradição. Celorico da Beira: publicação da Câmara Municipal de Celorico da Beira.