19 de abril de 2010

Açores Promove I Concurso de Canteiros e Floreiras.



Assiste-se em todo o mundo a uma crescente preocupação com o meio ambiente, impulsionada pelo surgimento das primeiras consequências da sua exploração insensata. Por todo o planeta surgem estratégias que fomentam a utilização racional de recursos naturais, a preservação de espécies animais e vegetais, e um maior controlo da poluição gerada pelo ser humano. Ciente desta necessidade, a Assembleia Geral das Nações Unidas definiu 2010 como o Ano Internacional da Biodiversidade, procurando sensibilizar, incentivar e mobilizar a população mundial no desenvolvimento de novos hábitos, atitudes e estratégias de preservação e salvaguarda de espécies.

A garantia de um futuro sustentável exige um esforço conjunto, trabalho e dedicação, à que é imprescindível a actuação colectiva, que envolva todas as comunidades, organizações e governos.

Em Açores, freguesia do concelho de Celorico da Beira – Guarda, foram já dados os passos iniciais na protecção e preservação da Biodiversidade. A implementação de um curso EFA (Educação e Formação de Adultos), que visa a formação em Jardinagem e Espaços Verdes, foi a primeira acção desenvolvida com o intuito de promover os valores paisagísticos, a biodiversidade autóctone e o espaço rural, junto das comunidades locais.

Sob a orientação da ADAG (Associação Distrital dos Agricultores da Guarda), e no contexto do curso EFA, surge o I Concurso de Canteiros e Floreiras, um evento que pretende, em primeira instância, cimentar e desenvolver o interesse pela preservação de espaços verdes, jardins e flora da região.

Nenhum comentário:

Postar um comentário